A seção de Speaking do TOEFL dura apenas 17 minutos e você precisará ler, ouvir, anotar e, claro, falar. Há muito o que fazer e acompanhar durante esta seção e pode ser fácil se sentir sobrecarregado. Felizmente, estamos aqui para ajudar!

Nesse guia vamos passar por cada uma das 4 tarefas do TOEFL Speaking com tudo o que você precisa saber para atingir a excelência na sua prova do TOEFL.

Visão geral do TOEFL Speaking

A seção de conversação do TOEFL dura 17 minutos e inclui 4 tarefas. São 2 tarefas individuais e 2 tarefas integradas. Você não estará falando com uma pessoa real durante esta seção. Ao invés disso você ouvirá conversas gravadas e responderá usando um microfone.

Após o exame suas respostas serão ouvidas pelos avaliadores do TOEFL. Cada questão recebe uma pontuação de 0-4. Essas pontuações são somadas e escalonadas de 0 a 30 para a pontuação total da seção de Speaking. Sua pontuação na seção de Speaking representa 25% de sua pontuação total no TOEFL (120 pontos).

Essa seção testa sua capacidade de falar com eficácia em ambientes acadêmicos. Você receberá uma nota de acordo com a sua resposta a cada pergunta. Essa nota será baseada em sua capacidade de falar de forma clara, coerente, o seu vocabulário e conhecimento gramatical.

O que são as tarefas integradas do TOEFL Speaking?

As tarefas 3 e 4 fazem parte da seção integrada do TOEFL. Essas tarefas requerem que você combine a fala com outras habilidades da língua inglesa como ler e ouvir para responder as questões.
Abaixo veremos os tipos de perguntas que aparecem em cada uma dessas tarefas e como respondê-las.

Tipos de perguntas do TOEFL Speaking.

Existem três tipos diferentes de perguntas no TOEFL Speaking. Nessa seção explicamos o formato e o conteúdo das tarefas. Além disso, mostramos um exemplo de perguntas e dicas de resposta para cada tipo de pergunta.

Tasks 1 e 2

As duas primeiras tarefas são independentes e baseiam nas próprias ideias, opiniões e experiências do aluno. Para cada uma dessas perguntas você terá 15 segundos para se preparar e precisará falar por 45 segundos.

Exemplo:

TOEFL Speaking task 1 sample question

Dicas para responder:

  • Você não terá muito tempo para se preparar para essas duas primeiras tarefas então você terá que pensar rapidamente.
  • Não tente descobrir todos os detalhes que você vai discutir em 15 segundos. Defina um assunto para falar e deixe os detalhes virem naturalmente enquanto você fala.
  • Se você ficar sem coisas para falar e ainda sobrar tempo não tenha medo de inventar as coisas! Não há regra que você só pode discutir fatos. Enquanto você estiver falando não importa se o que você está discutindo realmente aconteceu ou não.

Task 3

Para a tarefa 3 você deve ler uma passagem, ouvir uma conversa e registrar sua resposta. No total você terá:

  • 45-50 segundos para ler o texto
  • 60 segundos para ouvir o áudio
  • 30 segundos para preparar sua resposta
  • 60 segundos para falar

Exemplo:

body_toefl_speaking_task_3_sample
TOEFL Speaking task 3 sample question

Dicas para responder:

  • Essa é frequentemente considerada a pergunta mais complicada do TOEFL porque contêm três etapas: ler, ouvir e falar, tudo em um curto espaço de tempo. A dica mais importante para essas perguntas é fazer boas anotações ao ler e ouvir. Você quer ter suas informações resumidas brevemente para que quando seu tempo de preparação começar você possa usá-las para descobrir como você vai responder e não perder tempo tentando descobrir o que as passagens dizem.
  • Ao responder a essa pergunta preste muita atenção a quaisquer diferenças entre as informações no texto e as informações no clipe de áudio. Essas diferenças costumam ser uma parte importante em sua resposta.
  • Além disso, em sua resposta você deve referenciar as declarações que fizer usando evidências do clipe de áudio ou passagens do texto a fim de mostrar que foi capaz de compreender as informações incluídas e criar um argumento forte.

Task 4

A tarefa 4 é diferente da 3 pois não existe texto para ser lido, mas com essa tarefa você deve ouvir uma palestra em vez de uma conversa. Essa tarefa foca no conteúdo acadêmico.
Todos os limites de tempo são diferentes da tarefa 3. Você terá:

  • Entre 60-120 segundos para escutar a palestra
  • 20 segundos para preparar sua resposta
  • 60 segundos para falar

Exemplo:

body_toefl_speaking_task_6_sample
TOEFL Speaking task 4 sample question

Dicas para responder:

  • Nessa tarefa, uma vez que não há texto, ela terá um clipe de áudio mais longo, por isso é importante ser capaz de resumir rapidamente os pontos principais do clipe em algumas notas para que você esteja pronto para falar quando o cronômetro iniciar.
  • Ao longo de sua resposta você deve mencionar partes específicas do clipe de áudio para fortalecer sua resposta.

Dicas de como estudar para o TOEFL Speaking

Se você já está confiante com suas habilidades de falar inglês pode sentir que não precisa estudar para esta seção. No entanto, a preparação é a chave para a maioria das pessoas atingir a excelência nessa seção. Lembre-se dessas dicas ao se preparar para aproveitar ao máximo seus estudos.

Pratique conversação regularmente

A coisa mais importante que você pode fazer é praticar o inglês regularmente. Se você puder praticar todos os dias, isso seria o ideal, mas pelo menos você deve tentar praticar o inglês de 2 a 3 horas por semana. Lembre-se de que essa prática de conversação não precisa consistir apenas em responder às perguntas de conversação do TOEFL; qualquer conversa, até mesmo um bate-papo casual com amigos, onde você está falando em inglês conta.

Treine com perguntas do TOEFL

Embora qualquer prática que você obtenha para falar inglês ajude você a responder às perguntas do TOEFL Speaking com mais confiança, também é importante praticar respondendo as perguntas do teste para que você esteja mais preparado no dia do teste. Responder a perguntas reais de prática de conversação no TOEFL ajudará você a entender melhor os tipos de perguntas que serão feitas, quanto tempo você tem para se preparar sua resposta e quanto tempo suas respostas precisam ter (falar por 60 segundos direto pode parecer mais longo do que você esperava !)

Você pode encontrar perguntas práticas sobre como falar online ou em livros preparatórios. O próprio site da ETS oferece simulados gratuitos, e o TOEFL Bank também é uma ótima plataforma de treino.

Melhore o seu vocabulário

O vocabulário que você usa é uma parte importante de sua pontuação no TOEFL Speaking, por isso é importante não apenas repetir o mesmo punhado de palavras ao falar. Você não precisa soar como um dicionário de sinônimos, mas incluir algumas palavras menos comuns e mais desafiadoras em suas respostas pode ajudar a aumentar sua pontuação.

Use o seu tempo de preparo de forma sábia

Você terá entre 15 e 30 segundos para se preparar para cada tarefa e quer ter a certeza de aproveitar ao máximo esse tempo. Durante o tempo de preparação, anote os pontos principais que deseja abordar. Não tente escrever tudo o que você quer dizer. Você não terá tempo suficiente, e ler um roteiro soará artificial e fará com que você perca pontos.

Para as 2 tarefas integradas, anote todos os pontos específicos que deseja mencionar no clipe de áudio / passagem escrita. Certifique-se de terminar suas anotações a tempo para que, quando o cronômetro terminar e você tiver que começar a falar, possa começar sua resposta imediatamente.

Fale em um ritmo constante

Muitas pessoas ficam nervosas quando fazem o TOEFL, principalmente durante a seção de conversação. Também há pressão para inserir o máximo de palavras possível a fim de ganhar mais pontos. Como resultado, muitas pessoas tendem a falar muito rapidamente Por outro lado, outras pessoas que estão nervosas ou não tão confiantes com seu inglês podem falar muito devagar, tropeçando nas palavras ou com grandes lacunas em suas respostas.

Nenhuma dessas situações é o que você deseja. Tanto apressar-se nas palavras quanto lutar para encontrar a correta pode fazer você perder pontos. Você deseja que suas respostas soem o mais próximo possível de um falante nativo de inglês, o que significa falar em um ritmo normal e constante.

A prática o ajudará a manter um ritmo constante. No dia do exame, ouça como você soa ao responder à primeira tarefa e faça correções nas respostas futuras para melhorar seu ritmo de fala. Se você estiver se sentindo nervoso, respire fundo algumas vezes durante o tempo de preparação para ajudar a acalmar seus nervos.

Mantenha o foco

Muita coisa acontece durante a seção de conversação, e não há muito tempo para processá-la. A seção tem apenas 17 minutos, mas durante esse tempo você terá que alternar frequentemente entre ouvir, ler, fazer anotações e falar. Com tudo isso acontecendo, pode ser fácil para você se distrair e deixar sua mente vagar. No entanto, é muito importante manter o foco durante esta seção.

Você pode fazer uma pausa de 30 segundos durante a seção de Leitura ou ao escrever sua redação, mas a seção de Speaking do TOEFL tem tantas coisas acontecendo tão rapidamente que até mesmo se distrair por alguns segundos pode te prejudicar. Você pode acabar perdendo parte de uma gravação de áudio (que não será reproduzida novamente), não ter nada preparado na hora de falar ou, o pior de tudo, ter um trecho em branco durante a sua resposta onde você não diz nada.

Faça o seu melhor para evitar isso. Praticar para o TOEFL speaking ajudará você a se acostumar a manter o foco e, durante o exame, você fará uma pausa de 10 minutos antes de começar o speaking, o que ajudará. Use a pausa para relaxar, faça uma pausa mental e prepare-se para 17 minutos de concentração.

Please follow and like us: