A seção de Speaking no IELTS é considerada a mais difícil pela maioria dos aplicastes brasileiros, porém em realidade é uma das seções mais fáceis de você melhorar a sua pontuação.

O teste não espera que você dê respostas lógicas e estruturadas. Eles avaliam a sua capacidade de:

  • Falar fluentemente e sem hesitar;
  • Usar vocabulário variado;
  • Evitar erros gramaticais;
  • Pronunciar bem as palavras;

Isto quer dizer que você pode atingir um nota 8 ou maior no IELTS Speaking praticando e aprimorando o seu vocabulário e dicção.

As 10 melhores dicas para melhorar o seu IELTS Speaking.

  1. FALE ESPONTANEAMENTE
    Fale fluentemente e espontaneamente. Você ganhará mais pontos. Não se preocupe muito em usar um vocabulário inteligente é mais importante ser fluente. Mas também não fale muito rápido e preste atenção à gramática. Você deve encontrar um “equilíbrio saudável” entre falar rápido demais e fazer longas pausas.
  2. USE “SAMPLE QUESTIONS” PARA PRATICAR
    Normalmente você será questionado sobre tópicos do dia a dia como trabalho, estudos, esporte, família e assim por diante. Portanto, você deve tentar responder às perguntas relacionadas a estes tópicos antes da prova.

    Você encontra exemplos de perguntas nos livros de estudos oficiais do exame e em simulados on-line no site oficial do IELTS.
  3. FAÇA A PERGUNTA NOVAMENTE SE PRECISAR
    Não seja tímido caso você queira esclarecer algo. Você não perderá pontos por fazer perguntas ao examinador.
  4. SEJA EMOCIONAL
    Fale com emoção. Nada separa o palestrante experiente dos iniciantes como o tom do discurso. Expresse seus sentimentos como faria usando sua língua nativa.
  5. EXTENDA O SEU DISCURSO
    Tente falar pelo menos mais do que o examinador. Se uma pergunta for feita com uma frase, responda com duas ou mais. E nunca dê respostas curtas e pouco comunicativas, veja um exemplo:

    Examiner: Do you do any sport?
    You: No, I don’t like sports… [Don’t stop there!] I’m not a very active person and I’ve never liked P.E. in school. But I like playing intellectual games instead. For example, I find chess very interesting.

    Na parte 2 do IELTS Speaking é recomendado que você fale por pelo menos 2 minutos.
  6. SEJA COERENTE
    Use palavras de transição. Palavras e frases como howeverneverthelessall in allmoreover, therefore, as a result, irão enriquecer o seu discurso.
    Veja uma lista completas de transição.
  7. DÊ A VOCÊ MESMO, TEMPO PARA PENSAR
    Se não tiver certeza de como responder à pergunta você pode se dar um pouco mais de tempo para pensar usando esta dica.
    Em primeiro lugar você pode dizer: “That’s a tricky question…“, “I’ve never thought about that before…” ou “That’s an interesting question…“.
    Dessa forma você terá um tempinho extra para planejar sua resposta.
  8. SE VOCÊ COMETER UM ERRO – NÃO ENTRE EM PANICO
    Tente se corrigir o mais suavemente possível. E se você não puder – apenas continue falando, você não perderá muitos pontos por alguns erros.
  9. DEIXE UMA BOA PRIMEIRA IMPRESSÃO
    Tenha uma boa aparência, cheire bem e sinta-se bem. Seja confiante. Embora possa não parecer muito importante uma primeira impressão forte ajudará muito.
  10. NÃO DECORE RESPOSTAS
    Os examinadores podem determinar se você fala livremente ou se memorizou as resposta antes da entrevista. Aprender scripts completos é uma má ideia. Em vez disso, é muito melhor aprender palavras e colocações separadas e adotá-las em sua fala.

Dica Bonus! Como a EnglishPrep pode te ajudar?

A EnglishPrep conta com um time de professores nativos e experientes na prova do IELTS que sabem exatamente o que está sendo avaliado no exame e temos um banco de dados com exemplos de respostas a suas respectivas notas. Além de termos acesso a um sistema com inteligência artificial que imita a prova.
Fazer aula com a EnglishPrep é estar 100% preparado para atingir o seu melhor.
Entre em contato hoje mesmo!

Please follow and like us: