Afinal o que é o IELTS?

Essa é uma pergunta muito mais comum do que as pessoas imaginam!
IELTS significa International English Language Testing System.
Que nada mais é do que uma prova que mede o nível de compreensão do inglês de falantes não-nativos.

A prova testa a proficiência do candidato nas 4 habilidades da língua inglesa, que são:

  • Reading
  • Listening
  • Writing
  • Speaking

As categorias do IELTS:

  • IELTS Academic: Essa modalidade é indicada para pessoas que estão se inscrevendo/ aplicando para admissão em uma faculdade ou universidade em um país de língua inglesa, ou curso que seja entregue em inglês.
    Também é valido para aplicantes de Mestrado e Doutorado aqui no Brasil que exigem uma segunda língua!
  • IELTS General: Essa prova é indicada para indivíduos que pretendem imigrar para um país de língua inglesa, geralmente Austrália ou Canadá. Ela também é indicada para candidatos que se inscrevem em programas de treinamento ou procuram empregos nesses países.
  • IELTS UKVI: Essa modalidade é indicada especificamente para quem faz um pedido de visto de estudo ou trabalho no Reino Unido, mas em realidade tem a mesma estrutura de prova do Academic (para quem vai estudar) e da prova do General (para quem vai trabalhar).
    Essa opção deve ser escolhida no momento da inscrição para a prova caso você esteja aplicando para um visto no Reino Unido.

Formato da prova do IELTS:

Como mostramos anteriormente a prova é divida em 4 partes e tem uma duração total de 2 horas e 45 minutos.
As seções de Listening, Reading e Writing são feitas nessa ordem no mesmo dia e horário. Já o speaking é marcado separadamente, podendo ser feito antes ou depois das três seções mencionadas acima.

As seções de Listening e Speaking são as mesmas na prova Academic e na General Training. O que difere de uma para a outra são as seções de Reading e Writing que trazem temas e vocabulário diferenciado dependendo do tipo de prova.

Como funciona a pontuação do IELTS:

Primeiramente, o IELTS pontua de 0 a 9 em cada seção e então com a nota de cada seção é feita a média final da prova chamada de Overall Score. É importante ressaltar que a prova permite notas que terminem em 0 ou 0,5.

O que as notas dizem sobre o seu nível de inglês:

  • Band 9: Expert ou Fluente.
    Você tem um domínio operacional completo do idioma. O uso do inglês é apropriado, preciso e fluente, e você demonstra uma compreensão plena.
  • Band 8: Muito bom.
    Você tem um comando totalmente operacional do idioma, apenas com imprecisões assistemáticas ocasionais ou usos incorretos. Pode interpretar mal algumas coisas em situações não familiares. Lida bem com argumentação detalhada e complexa.
  • Band 7: Bom.
    Você tem um domínio operacional do idioma, embora com imprecisões ocasionais, uso impróprio e mal-entendidos em algumas situações. Geralmente você lida bem com linguagem complexa e entende o raciocínio detalhado.
  • Band 6: Competente.
    Geralmente você tem um comando eficaz do idioma, apesar de algumas imprecisões, uso impróprio e mal-entendidos. Você pode usar e compreender uma linguagem bastante complexa especialmente em situações familiares.
  • Band 5: Modesto.
    Você tem um domínio parcial do idioma e lida com o significado geral na maioria das situações, embora provavelmente cometa muitos erros. Você deve ser capaz de lidar com a comunicação básica em seu próprio campo.
  • Band 4: Limitado.
    Sua competência básica é limitada a situações familiares. Você freqüentemente mostra problemas de compreensão e expressão. Você não é capaz de usar uma linguagem complexa.
  • Band 3: Extremamente Limitado.
    Você transmite e compreende apenas o significado geral em situações muito familiares. Existem falhas frequentes na comunicação.
  • Band 2: Intermitente.
    Você tem grande dificuldade em entender o inglês falado e escrito.
  • Band 1: Não utilizador.
    Você não tem capacidade de usar o idioma, exceto algumas palavras isoladas.
  • Band 0: Não tentou fazer o teste.
    Você não respondeu às perguntas.

Você pode encontrar mais informações no site Oficial do IELTS.

Qual nota você precisa tirar no IELTS?

Não há uma pontuação específica necessária para o exame IELTS: o que constitui uma boa pontuação dependerá do que você precisa realizar. Se você está se inscrevendo no ensino superior, por exemplo, a universidade pode ter padrões específicos para a pontuação de que você precisa. Por exemplo a maioria das Universidades pedem notas entre 6.0 e 6.5.
O mesmo acontece se você estiver se candidatando a um emprego. É melhor verificar com a instituição em que você está se inscrevendo para saber a pontuação necessária. 
Programas de imigração também tem a relação das notas que aceitam.
Fazer simulados e estudar com professores especializado com certeza te ajudará a se sentir mais seguro e preparado para realizar a prova.

Como a EnglishPrep te ajuda com o IELTS

Na EnglishPrep passamos todos os potenciais alunos por uma entrevista/avaliação com um de nossos professores nativos. Nesta entrevista será levado em consideração a nota que você precisa tirar baseado em seus objetivos e o seu nível atual de inglês e assim passar um diagnóstico preciso de quantas aulas você precisa fazer para se preparar para a prova e te ajudar a garantir sua pontuação ideal.
Você pode entrar em contato e agendar a sua entrevista a qualquer momento, a entrevista é gratuita e não gera nenhuma obrigatoriedade.

Please follow and like us: